data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Mesmo com a pandemia do coronavírus, a Secretaria Estadual de Parcerias continua fazendo os estudos para o projeto de concessão, instalação de pedágios e duplicação da RSC-287, do aeroporto de Santa Maria até Tabaí. Conforme prometido em março, o governo gaúcho passará a incluir no projeto a construção de terceiras faixas entre Santa Maria e Novo Cabrais. Será uma compensação por causa da mudança no projeto, que previa inicialmente a duplicação desse trecho entre os anos 9 e 11 da concessão (até 2031), e agora ficou entre os anos 19 e 21 (até 2041) - sai antes disso apenas só se o volume de tráfego atingir 18 mil eixos equivalentes por dia.
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A partir dessa mudança de planos, a Secretaria de Parcerias pediu ao Daer que fizesse uma simulação em um programa de computador para definir quais os locais que necessitam de terceiras faixas entre Santa Maria e Novo Cabrais. Segundo o secretário de Parcerias, Bruno Vanuzzi, nesses 71 km da rodovia, o estudo previu a necessidade de construir 7 km de terceiras faixas. Em cada sentido, nos anos 3, 4 e 5 da concessão, serão construídas três terceiras faixas, mas dois trechos duplicados e rotatórias alongadas, que permitirão ultrapassagens de veículos mais lentos.
- Todas as rampas (aclives) críticas que atendem ao critério técnico terão terceiras faixas, mais um trecho em cada sentido que não é rampa crítica, mas tem muitos acidentes em ultrapassagens - diz Vanuzzi.
Ele diz que as terceiras pistas serão construídas nos anos 3 a 5 porque, antes disso, nos anos 1 e 2, a nova concessionária precisará fazer a recuperação da pista atual, com tapa buracos e sinalização. Quando foi feita a restauração mais completa da rodovia, serão já construídas as terceiras faixas nos locais definidos. Os pontos ainda não foram divulgados porque o estudo precisa de uma última validação pelos técnicos do Daer.
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Vanuzzi lembra que os trechos urbanos de Santa Maria, Paraíso do Sul e Novo Cabrais serão duplicados no ano 4, tornando-se também locais de ultrapassagem de veículos mais lentos. No caso de Santa Maria, a previsão é duplicar 1,5 km a partir do trevo do Aeroporto em direção à Base Aérea (atual Ala 4).
A última projeção era fazer o leilão da RSC-287 em agosto, para que a empresa vencedora assuma a rodovia até o final do ano - se isso ocorrer, 2021 será o ano 1. Agora, o secretário não fala em datas específicas, mas diz que seguem sendo feitas reuniões diárias sobre o projeto para que, passada a pandemia, o edital possa ser lançado. A cobrança de pedágio nas três novas praças começará a partir do 2º ano de concessão.